
CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE PRAGAS
Descrição: As drosophilas alimentam-se basicamente de levedos produzidos pela decomposição das frutas; devido a esse hábito, é chamado erroneamente de moscas-das-frutas, nome comum dos insetos da família dos tripetídeos. À temperatura de 25 C, o casal produz uma nova geração a cada 12 dias, com um total de cinqüenta a 200 descendentes em toda a vida. A larva adulta possui cromossomos gigantes nas células das glândulas salivares, o que possibilitou a construção de mapas citológicos dos cromossomos. A facilidade de manutenção em laboratório estende-se às espécies mutantes, das quais existem mais de 1.500 tipos.
Biologia: Durante muito tempo as drosophilas foram conhecidas como moscas-das-frutas, entretanto essa nomenclatura já não é mais utilizada por referir-se mais apropriadamente às moscas da família Tephritidae, que causam prejuízo aos fruticultores. As drosophilas se alimentam de leveduras em frutos já caídos em início de decomposição e, portanto, não causam prejuízo.
Importância: Esta espécie é um dos animais mais utilizados em experiências de genética, sendo dos mais importantes organismos modelo em Biologia. É utilizada em inúmeros estudos genéticos por apresentar cromossomas "gigantes", formados por várias multiplicações dos filamentos da eucromatina, facilitando sua observação ao microscópio. Possui estruturas chamadas "pufes", que são prolongamentos da eucromatina que permite um maior contato da mesma com o hialoplasma nuclear.
ACESSO À CLIENTES:
USUÁRIO:
SENHA:
Informativos
Cimex lectularius percevejo de cama ou percevejo viajante
Os percevejos-de-cama são pequenos insetos com formato oval que medem menos de 1cm de comprimento. Possuem coloração castanho-avermelhada e o corpo achatado, mas que não apresentam asas. Veja Mais